segunda-feira, 17 de abril de 2017

Comemoração do Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor

Comemora-se a 23 de Abril, o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, proclamado pela Conferência Geral da UNESCO, em 1995, com o objectivo de promover uma maior consciencialização sobre a importância dos livros na nossa sociedade. Nesta data celebra-se também o Direito de Autor. Um direito que é reconhecido pela Declaração Universal dos Direitos do Homem, o direito de autor funciona simultaneamente como garantia de defesa do património e dos valores culturais. O Dia Mundial do Livro e do Direito de autor é celebrado a 23 de Abril em 100 países. A data foi instituída pela Conferência Geral da UNESCO para prestar tributo aos grandes autores da literatura mundial que nasceram ou morreram neste dia. É o caso de Cervantes, Shakespeare, Inca, Garcilaso de la Veja e Vladimir Nabokov. A celebração procura também encorajar as pessoas, especialmente os mais jovens, "a descobrir o prazer da leitura e a respeitar a obra insubstituível daqueles que contribuíram para o progresso social e cultural da Humidade" (UNESCO). A ideia de celebrar este dia surgiu na Catalunha, onde é oferecida uma rosa a cada pessoa que compra um livro. Em 2017, e porque se comemoram os 150 Anos da Abolição da Pena de Morte em Portugal, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas quis relacionar o Dia Mundial do Livro com esta efeméride, incitando à leitura e celebrando o livro como um hino à vida . O cartaz, um cartoon com conceção e design da ilustradora e cartoonista Cristina Sampaio, pretende mostrar simbolicamente que o livro e a leitura são fatores fundamentais para o crescimento económico, político, social e cultural, e que se encontram na base da cidadania plena. De 19 a 21 de Abril, a tua BE vai oferecer-te um “ Chá da Leitura” muito especial!

quarta-feira, 29 de março de 2017

Semana da Leitura: Projeto Ler + Mar

No âmbito do projeto "Ler+ Mar", a coordenadora Manuela Pinho, em articulação com a Biblioteca Escolar, promoveu atividades relevantes para a Festa da Leitura. Preparação do Encontro com o escritor António Mota: 2ºCiclo: elaboração, com a professora bibliotecária, do quiz online "Na ponta da Língua" sobre o livro "Pedro Alecrim"; conceção e dinamização da sessão Educação passado e futuro: um mar de experiências e um oceano de afetos.
No 1ºCiclo: dinamização da história "A praia dos sonhos" a todas as turmas da EB1 de São Pedro do Sul.
Bem haja, Manuela Pinho, pelo contributo do teu projeto! A Professora Bibliotecária: Ana Braguês

sexta-feira, 24 de março de 2017

Semana da Leitura: Encontro com o Escritor António Mota

O encontro com o escritor António Mota foi muito positivo. O escritor gostou muito e nós também gostámos de o receber. Mais uma vez, a qualidade das atividades apresentadas se deveu aos professores e alunos intervenientes. Deixo um agradecimento muito especial às professoras Cristina Mouta, Madalena Nunes, Manuela Pinho e professor Rogério Duarte, responsáveis pela diversidade e qualidade da sessão apresentada. Agradeço, igualmente, a todos os professores que acompanharam os alunos ao Cineteatro, sob condições atmosféricas nada convidativas! Agradeço, aos professores de Português, a seleção de questões apresentadas, pelos alunos, ao autor. Agradeço o envolvimento e comportamento de todos os alunos. Agradeço à Sofia Páscoa, assistente operacional da BE,a difícil tarefa de ter tido a seu cargo a responsabilidade total pela Feira de Autor:a venda de livros da EPE, 1º e 2º Ciclos. Agradeço-lhe também a elaboração dos fantásticos ímanes entregues a todos os alunos do 1º e do 2º Ciclos. Por fim, agradeço a preciosa ajuda do senhor Mário e do senhor Miguel, no Cineteatro Jaime Gralheiro. A professora bibliotecária: Ana Braguês

REPORTAGEM FOTOGRÁFICA: Paulo Lopes e Lurdes Meneses

segunda-feira, 20 de março de 2017

Semana da Leitura: vencedores dos concursos dinamizados na Biblioteca Escolar

Cada um dos alunos vencedores receberá um livro generosamente oferecido pelas editoras Leya e Porto Editora. - Concurso “Autor do Mês”: João Paiva – 5ºB; Catarina Fernandes - 6ºA; Tiago Rocha – 6ºD - Top Leitor: Tiago Rocha – 6ºD; Juliana Oliveira – 5ºA; Raquel Maneca – 5ºA - Problema do Mês: Beatriz Pereira Paiva – 5ºA; Catarina Matos – 6ºB; Carolina Ferreira – 6ºC; Pedro Cardoso -6ºC

terça-feira, 14 de março de 2017

Concurso Nacional de Leitura: 2ª fase

Os alunos que irão participar na segunda fase do Concurso Nacional de Leitura são: Francisco Paredes, Gabriela Silva e Rodrigo Cardoso. Esta etapa realizar-se-á em Castro Daire, no dia 26 de Abril, pelas 11horas. Os livros de leitura obrigatória para o concurso são: - Um fio de fumo nos confins do mar - Alice Vieira - Um corpo na biblioteca - Agatha Christie

Semana da Leitura


quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Vencedores do concurso "Faça lá um poema"

O concurso Faça lá um poema, promovido pelo Plano Nacional de Leitura, contou com a participação da EB1 de Vila Maior e do 6ºF. Os professores António Vasco Santos, Fernando Coutinho, Sara Pereira (1º Ciclo); Alcídio Faustino, Assunção Mota (2ºCiclo); Olga Fonseca e Arminda Machado (3ºCiclo) apuraram os poemas vencedores: Primavera, de Ana Gabriela Paiva (EB1 de Vila Maior) e O meu amigo gigante, de Aléxia Cardoso (6ºF, nº1). Parabéns aos vencedores!

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Lista de eBooks adquiridos no âmbito do Projecto Ler+ Mar

A partir de amanhã poderás ler os livros num dos dois tablets adquiridos no âmbito do projecto Ler+ Mar. Eis a lista: